Você já ouviu falar de Simonal? Nunca escutou o nome Simoninha? Pois é, Wilson Simonal foi um dos grandes cantores pop da década de 60 e 70, com turnês de 340 shows em um ano, marcado até a morte por um erro, misto de ingenuidade e arrogância. Negro, debochado e talentoso numa época de brancos, sisudos e nada criativos, o artista foi algoz de si mesmo ao sucumbir ao poder conquistado pela fama.
Em pleno regime político, Wilsom Simonal fez parte dos festivais da tv Record, que teve grandes nomes da musica popular brasileira, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil entre outros talentos. O Festival foi um grande marco para época, pessoas de diferentes culturas, raça e credo se uniam ali para ouvi-los cantar, todos eram movidos apenas pelo som.
O documentário “Ninguém sabe o duro que eu dei”, conta toda a trajetória da vida e carreira de Wilson Simonal, por depoimentos de amigos e imagens, que marcaram a música popular brasileira na década de 60 e 70.
Metronomy
Da Inglaterra para o SUBURBANOS. O som dessa semana é todo da banda Metronomy, o conjunto britânico mais legal do indie-eletronico dos tempos modernos.
A banda é formada por novos integrantes que antes eram dois oficiais, o único que se manteve foi Joseph Mount, vocal, guitarrista, tecladista e fundador da banda, Oscar Cash, Gbenga Adelekan e Anna Prior são os novos integrantes do Metronomy .
The Look
The Bay
Everthing Goes My Way
O grupo lançou Três álbuns Pip Paine, Nightis Out e The Inglish Riviera que tiveram boa aceitação entre a comunidade underground. O som é bacana e meio doidinho gostamos bastante, curta o som e dance também.
O GRANDE FURACÃO GRACE JONES
Grace Jones nasceu em Spanish Tow na Jamaica no dia 19 de
maio de 1948.
1977 em plena hera da DANCE MUSIC, surge ela irreverente e
ousada Grace Jones, o que resultou num estouro de hits, muito bem aceito pelo público
assim conquistando uma legião de fãs por todo o mundo.
Grace gravou três álbuns seguidos no ritmo da DISCO MUSC:
Portifolio (1977), Fame (1978) e Muse (1979), geraram grande sucesso na época. Nesse
período Grace Jones virou uma das musas de ANDY WARHOL, que á fotografou
inúmeras vezes e virou companhia indispensável no luxuoso e muito bem
frequentado club STUDIO 54.
No começo dos anos 80 Grace adaptou seu estilo musical ao
NEW WAVE, resolveu criar um estilo único
para ela. Com o sucesso em alta lançou os
álbuns Warm Leatherette ( 1980) e Nightclubbing (1981). Os álbuns inclui
adaptações de várias canções do rock americano. Diversos álbuns foram lançados
em seguida, ousam e se encantem com a musica e performance marcante da musa
GRACE JONES.
A Irreverencia musical de Amy Winehouse
Amy Winehouse nasceu em uma área suburbana de Southgate,
bairro de Londres numa família Judia de quatro pessoas e de tradição musical
ligada ao Jazz.
Por volta dos dez anos, Winehouse fundou uma banda amadora-
e de curta vida útil- de rap chamada Sweet ‘n’ sour, as sour. Ganhou sua Guitarra elétrica por volta
dos 13 anos, aos 16 Amy já cantava profissionalmente, ao lado de um amigo
cantor de soul.
Segundo familiares, Amy não demonstrava muito talento e
cantava timidamente. Eles acreditavam que ela não tinha muita expectativa.
Antes de assinar contrato com a gravadora Island Records, Amy Cantava e tocava
em Pubs em Londres.
Em 2003 Amy Winehouse lança seu primeiro álbum Frank,
diversas canções do álbum possuem influencias do jazz e todas elas foram
escritas por Winehouse. O álbum foi muito bem recebido pela critica e sua voz
foi comparada como divas do Blues e black music. O álbum foi lançado apenas no
Reino Unido.
Amy, Amy, Amy
Mr. Magic
October Song
O Segundo álbum, BLACK TO BACK que foi super premiado,
recebendo seis indicações ao grammy 2008 e vencendo cinco. BLACK TO BACK teve
grande sucesso comercial sendo o álbum mais vendido em 2007 e foi muito bem
recebido pela critica, por ter uma voz incrível e um ritmo único. Apesar de ter
apenas dois álbuns de estúdio Rehab foi eleito pelos críticos do segmento uma
das musicas mais influentes da década de 2000-2009.
Black to Back
Rehab
You Know I'm No Good
Do me Good
“Lioness: Hidden Treasures”, foi o primeiro álbum póstumo da
cantora, lançado em 2011 recebeu críticas favoráveis da critica especializada e
chegando em primeiro lugar nas paradas musicais em sua primeira semana de
lançamento.
A Obra musical de Amy Winehouse será eterna, assim como seu
visual marcante, vai continuar marcando gerações a gerações.
The Girl From Ipanema
A Song For You
Half Time
Like Smoke
Tonny Bennett & Amy Winehouse (Body and Soul)
E lá se foi, nos deixando toda sua obra imortalizada, pelo seu talento e irreverencia !!
Beyoncé a diva 2000's
Houston Texas, 4 de setembro de 1981 nascia Beyoncé Gisele Knowles, diva desde pequena começou a cantar ainda criança. Na adolescência formaram o primeiro grupo chamado "Girl’s Time", tendo como vocalista Beyoncé, formado por Kelly Rowland, Beyoncé Knowles , LeToya Luckett e LaTavia Roberson.
O Primeiro single da banda foi NO,NO,NO, que teve boa repercussão entre os americanos,
posteriormente o grupo lançou o álbum "The Writing’s on the Wall", que teve dois hits número um na Billbord Hot 100, “Bills,Bills,Bills” e “Say my name”.
Conflitos internos envolvendo o empresário Mathew Knowles, pai de Beyoncé afastaram LeToya Luckett e LaTavia Robinson, que foram substituídas por Michelle Williams e Farah Franklin, que ficou pouco tempo no quarteto, então acabaram virando um trio
Logo lançaram o terceiro álbum “SURVIVOR”, que contem Hits mundiais como “Independent Women”,que faz parte da trilha sonora de Charlie’s Angels do filme “As Panteras”, “SURVIVOR” e a número um “Bootylicious”.
Em 2002 surgiu um boato de separação das Destyni’s Child, para a alegria dos fãs, dois anos depois ressurgiram para o lançamento de seu quarto álbum “Destyni’s Fulfilled", tendo como hits “CARTER 2 U” e “Girls”. Ao longo de sua carreira o grupo vendeu mais de 65 milhões de discos, sendo classificado um dos maiores trios de todos os tempos, e reconhecido como o melhor grupo feminino do mundo em vendas.
Tendo divas da black musica como inspiração, Beyoncé se espelhava em nomes como, Ella Fitzgerald, Etta James, Josephine Baker e Whitney Houston entre outras. A evolução é notável sua voz amadureceu e ficou muito mais emocionante conseguindo tocar fundo com seus gritos liricamente envolvente.
Em 2003 Beyoncé lançou o álbum de estreia em carreira solo," Dangerously in Love", teve ótimo desempenho comercial e os singles “Crazy in Love” e “Baby Boy”, alcançou primeiro lugar nas paradas de sucesso, Beyoncé foi super premiada, chegou a ganhar 5 Grammy Awards.
No ano de 2006 nascia seu segundo álbum solo
“B’day” se tornou o segundo disco consecutivo a ficar no topo na Billboard 200. O single "Deja vu" e“Irreplaceable” foi o que mais se destacou ficando por dez semanas nas paradas de sucesso.
Seu Terceiro álbum “I’am... Sasha Fierce”, foi lançado em novembro de 2008, também teve um desempenho comercial incrível, foi premiada com um disco de diamante. A música “Single Ladies(Put a Ringo n it)” foi uma das musicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando seu 5° single em primeiro lugar na Billboard hot 100. Beyoncé foi uma das artistas que receberam mais Grammy Awards, sendo eles 13 em carreira solo e 3 no grupo Destyni’s Child.
No ano de 2011, foi lançado seu quarto álbum "4IV”, o primeiro single foi “Run the World (Girls)”, “1+1” e “Best Thing I Never Had”. O álbum ficou de novo em primeiro lugar na Billboard 200. Até Março de 2012 o álbum vendeu 3 milhões de cópias no mundo todo. Foi uma fase especial por que estava gravida quando álbum foi lançado.
Na vida Pessoal Beyoncé é super discreta, mas esta cada vez mais feliz, sem escândalos e com uma carreira limpa é casada e muito bem casada com o produtor musical Jay-z, Beyoncé foi abençoada realizando o sonho de ser mãe, nasce Blue Ivy a primeira filha do casal. E existem boatos de que vem mais um por a,i acredito que seja uma jogada de marketing quem sabe, mesmo assim felicidades a DIVA Beyoncé.
Criolo
"Doido"
Sobre Criolo - Aos 36 anos, 24 deles dedicados ao rap, Kleber Gomes, o Criolo, lançou seu primeiro álbum de canções, “Nó na Orelha”, em maio de 2011, com apoio da Matilha Cultural. Criolo é multi-talentoso. Compositor de canções contundentes e letras bem construídas, destila versos habilidosos como MC, sem necessariamente utilizar-se de rimas para tal, e profere vocais que surpreendem pela beleza e versatilidade.
Paulistano nascido no bairro de Santo Amaro e criado no Grajaú, Kleber Gomes mune-se de agressividade, humor e delicadeza para criar seu aguardado “Nó na Orelha”. Com igual domínio compõe e entoa gêneros diversos como samba, afrobeat, bolero, reggae, rap e romântico. Criador da Rinha dos MCs, uma das festas mais autênticas do hip hop dedicada às batalhas de improvisação, Criolo não deixa de representar sua raiz musical em “Nó na Orelha”.
Criolo também foi premiado na categoria Revelação pelo júri da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Venceu o Prêmio Faz a Diferença na categoria Música, na qual concorreu com Roberto Medina e Chico Buarque. O disco “Nó na Orelha” foi considerado o melhor álbum do ano e “Não Existe Amor em SP”, a melhor música de 2011, em ranking publicado pela revista Rolling Stone brasileira.
" Não existe amor em SP"
" Bogotá "
" Fregues da meia noite"
"Sucrilhos"
"Subirudoistiozi"
" Grajauex "
" Lion man "
Curta o movimento de deixa se levar pelo som de Criolo Doido
Selah Sue
Hoje conheci
uma cantora, Selah Sue a voz marcante com uma rouquidão doce me fascinou, a
batida logo consumiu o interior.
Selah Sue é
uma cantora e compositora Belga, nasceu em 3 de maio de 1989, e se ainda houver
um pouco de justiça no mundo, deverá vir a ter muito sucesso.
Sua música
tem traços de reggae, folk, funk e soul, e sem fazer esforço nenhum, consegue
encantar com sua voz doce e orgânica.
Tendo como
ídolos Lauryn Hill, Erylah Badu e Bob Marley, a cantora nem sempre sonhou em
ser artista.
No ano de 2010 Selah grava a faixa “please”,
participação especial da cantora com o cantor Cee-Lo Green para seu álbum “The
Lady Killer”.
Este é o terceiro disco de Cee Lo Green, The Lady Killer,
foi lançado no dia 9 de novembro de 2010, e seu primeiro single, “Fuck You”. Com
todo aquele clima de anos 50 foi um sucesso, tendo duas milhões de
visualizações em cinco dias, e alcançou pico de segundo lugar, conseguindo em
27 semanas que esteve na Billbord Hot 100, perdendo apenas para Born This Way,
por Lady Gaga.
Acho a voz incrível, gosto de ouvi-la nostalgia total, me sinto numa época não vivida, esse som vintage esta pegando geral, depois de Amy Winehouse, é mais frequente ouvirmos cantoras da atualidade nos fazer sentir em décadas passadas!!
Apague as luzes e bota Badú para
tocar.
A entrada de Erykah Badu no mercado fonográfico foi triunfal, a imagem da cantora com seus turbantes coloridos se espalharam pelo mundo. Ela foi capa de várias revistas, inclusive a Rolling Stone. Sua consagração aconteceu na entrega do Grammy em que ela levou, na categoria R&B, os prêmios de melhor álbum e melhor vocal feminino. A força das apresentações rendeu um disco ao vivo ainda em 1997, Live, com uma mistura de versões de Baduizm e covers em versões ao vivo.
"Jimi na veia"
Jimi Hendrix não foi um músico excepcional no sentido exato da palavra. Autodidata e canhoto, tocava de maneira estranha uma guitarra Fender Stratocaster para destros, com as cordas invertidas.
Revolucionou a maneira de tocar guitarra desenvolvendo o uso da alavanca e principalmente dos pedais conhecidos como wha-wha. Mais do que isso colocou a figura do guitarrista como principal personagem de bandas de rock. Seus solos e riffs foram uma das principais raízes para o nascimento do heavy metal.
Jorge Duílio Lima Meneses (Rio de Janeiro, 22 de março de 1945), conhecido como Jorge Ben e Jorge Ben Jor é um guitarrista, cantor e compositor popular brasileiro. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock and roll, samba, samba rock (termo que gosta de usar), bossa nova, jazz, maracatu, funk, ska e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor e sátira, além de temas esotéricos.
A música de Jorge Ben tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rock, soul e funk norte-americanos. Além disso, influência árabes e africanas, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia.
Influenciou o sambalanço e foi regravado e homenageado por inúmeros expoentes das novas gerações da música brasileira, como Mundo Livre S/A, Racionais MC's e Belô Velloso.
Na década de 1970, venceria este festival com "Fio Maravilha", interpretado por Maria Alcina. "País Tropical" também teve êxito, na voz de Wilson Simonal. Ainda nos anos 70, Jorge Ben lançou álbuns mais esotéricos e experimentais, como A Tábua de Esmeralda (1974), Solta o Pavão (1975) e África Brasil (1976). Embora não obtivessem sucesso comercial, estes álbuns são considerados clássicos da música brasileira.http://youtu.be/S1hhwwsPQn0
Nenhum comentário:
Postar um comentário